Você conhece o significado de cada flor?

Muitas pessoas adoram dar e receber flores de presente. Porém, nem sempre sabem qual é o significado de cada espécie ou mesmo se combinam com a ocasião. Você já parou para se perguntar se uma flor que pretende dar em uma data comemorativa possui algum contexto divergente com o momento ou mesmo com a mensagem que se deseja passar? Hoje, vamos falar um pouco sobre o significado e as lendas que acompanham três flores conhecidas.

 

Cada planta possui uma cor, formato e fragrância. Exigem cuidados diferentes. Algumas gostam de luz e outras gostam de sombra. Algumas demandam mais cuidados e outras, menos. Tudo isso pode dizer muito a respeito da mensagem que se deseja passar ao fazer da planta um presente. Além disso, em diversas partes do mundo há lendas acompanhando as plantas como o famoso caso do pé-de-feijão.

Azaleia – o poder de seduzir

Resultado de imagem para azaleia flor

 

As azaleias carregam a simbologia da capacidade de sedução. Por essa razão, você pode presentear alguém que quer seduzir com esta planta, enviando uma sutil mensagem. A crença vem de uma lenda que afirma que soldados do exército grego, no ano de 401 a. c., subiam uma montanha em busca de torrões de ouro. No meio da jornada, se depararam com vários favos de mel e deliciaram-se com eles. Depois disso, todos caíram inconscientes e acordaram três dias depois, descobrindo que haviam passado mal pelo fato de que o favo era proveniente de plantas da família das azaleias, que são, de fato, plantas cheias de néctar que podem fazer mal para quem as consome. Representa bem a fraqueza humana diante do poder da sedução.

 

Margaridas

Resultado de imagem para Margaridas

 

As margaridas possuem um dia a dia muito interessante pelo fato de abrirem antes do nascer do dia. Por essa razão, são chamadas de “olhos do dia”. A lenda que acompanha essa planta é sobre uma donzela que fugia de um homem idoso e tirano que queria desposar-lhe. Depois de muito correr ela desiste e pede aos céus que lhe transforme em uma flor. A natureza respondeu prontamente, transformando-a em uma margarida. Ao presentear alguém com uma margarida, a mensagem pode ser de superação, do fim de um grande problema ou de um novo ciclo.

 

Miosótis

Resultado de imagem para Miosótis

Esta linda flor é cercada de lendas. Ela também é chamada de “não me esqueças”. De acordo com uma das lendas, Deus deu a ela esse nome porque sempre se esquecia de tudo, até do seu próprio nome. Há outras lendas envolvendo memória e esquecimento. Em uma delas um cavaleiro tentou apanhar a miosótis na beira do rio, para a sua amada, mas o peso de sua armadura fez com que caísse na água e acabasse se afogando, motivo pelo qual sua amada nunca esqueceu-se da flor. Assim, dar de presente uma miosótis significa que você não quer que a pessoa presenteada lhe esqueça, seja por motivo de viagem, término ou afastamento.